A PAIXÃO 
 DA REGIÃO 


Grupo de Humanização do Hospital Armando Vidal promove ação social na praça em comemoração aos 83 anos da unidade hospitalar

28 AGO 2017
28 de Agosto de 2017
Afinal, são 83 anos e nada considerado mais importante e satisfatório estar perto do povo na praça para mostrar as melhorias que o Hospital tem recebido para o povo, assim como a sua história e das ações em prol da vida.
Sendo assim, o grupo de Humanização do Hospital Armando Vidal promoveu  na manhã desta quinta-feira (24) DAS 08h00 às 12h, um encontro na Praça Guilherme Tito de Azevedo  para comemorar os 83 anos de fundação da única unidade hospitalar existente no município.
Entre as ações desenvolvidas em vários estandes na praça – o evento contou com uma equipe de profissionais da área de saúde para prestar informações e atendimento a diversas pessoas que passavam pelo centro. Os serviços foram: aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, médicos, informativos de nutrição, tuberculose, sífilis, HIV, atividades com fisioterapeutas, equipe odontológica, aplicação de flúor, além da presença do ônibus do Hemocentro para doação de sangue. Essa ação é uma ação do grupo de Humanização do Hospital Armando Vidal.
Dentre outras, vale destacar o depoimento emocionante da professora de dança Adriana de Oliveira, ao dizer que teve um atendimento de alta qualidade quando ela esteve internada  em estado grave  por conta de uma trombose e que abaixo de Deus - foram a equipe do Hospital Armando Vidal em ajudá-la a ficar boa.
HISTÓRICOS DE FUNDAÇÃO DO HOSPITAL ARMANDO VIDAL
No dia 28 de agosto de 1934, no gabinete do prefeito municipal, foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora do Hospital de São Fidélis. Estiveram presentes: Ernesto Machado, João de Oliveira, Dr. Theodoro Polycarpo, Dr. Godofredo Garcia Justo, Dyonisio Maia e o prefeito da cidade, Cícero Moraes. A verba para a construção do HAV surgiu da venda de 2000 (duas mil sacas de café) doadas pelo Dr. Armando Vidal, presidente do Departamento Nacional do Café. Por tão nobre gesto, foi sugerido pelo Dr. Godofredo Garcia Justo, em assembleia, que fosse dado ao Hospital, o nome de ‘Armando Vidal’, sendo sugestão aplaudida pelos presentes. Sendo assim, chegou o grande dia e foi uma grande festa, pois, afinal, a cidade de São Fidélis ganhava um dos mais modernos hospitais da região. A comemoração foi um banquete no salão do antigo Hotel Brandão, quando reuniu as mais representativas figuras do mundo político e social de São Fidélis. E era dia 07 de janeiro de 1937.
O Hospital Armando Vidal representava mais uma demonstração à época da força do município na região. O arquiteto fidelense Ruy Fernandes Seixas, foi o autor do projeto.
O hospital passou por diversas reformas ao longo da sua fundação, sendo que a última foi em 2015, cuja cor atual da fachada é verde. Atualmente, a unidade hospitalar encontra-se sob a administração da Prefeitura Municipal.

Voltar